Santiago, 16 de Dezembro de 2017 22 h 34 min °C °C
Hospital de Caridade de Santiago
  Página Inicial
  O Hospital
  Informações ao Paciente
  Diagnóstico por Imagem
  Setores
  Centro de Diálise
  Pronto Saúde
  Projeto Humanizar 2017
  Ouvidoria
  Notícias
  Dicas
  Galerias
  Busca
  Contato
Mamografia


A mamografia de rotina, conhecida em alguns países como “screening”, é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios-x em mulheres assintomáticas, ou seja, sem queixas nem sintomas de câncer mamário. A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios-x incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada por um radiologista especialmente treinado para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas.

O que esperar de um exame de mamografia:

O exame de mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo.
A correta posição da mama durante a mamografia é extremamente importante para assegurar que a imagem mostre todo o tecido mamário e também a axila (órgão abaixo do braço). O técnico se certificará de que toda a mama esteja situada sobre a chapa de raios-x e que nada os bloqueie, como por exemplo, uma jóia, o ombro ou a mama oposta.

O técnico deverá informar a paciente todas as etapas da mamografia para assegurar sua inteira participação e cooperação durante o exame. Durante a exposição aos raios-x, deverá permanecer absolutamente imóvel e prender a respiração para evitar a possibilidade de distorcer a imagem em função da movimentação.

A compressão é necessária para imobilizar a mama e uniformizar o tecido mamário, possibilitando uma melhor imagem. A compressão da mama pode às vezes causar algum desconforto, mas leva pouco tempo. Assim, você sente a compressão, mas não uma dor significativa. Se sentir dor demasiada, informe ao técnico.

 
  Galeria de fotos
+ ver mais  
 
Copyright © 2009 - Hospital de Caridade de Santiago - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Index1.