Santiago, 16 de Dezembro de 2017 22 h 28 min °C °C
Hospital de Caridade de Santiago
  Página Inicial
  O Hospital
  Informações ao Paciente
  Diagnóstico por Imagem
  Setores
  Centro de Diálise
  Pronto Saúde
  Projeto Humanizar 2017
  Ouvidoria
  Notícias
  Dicas
  Galerias
  Busca
  Contato
Dicas
Cuidados com a saúde dos idosos

O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, 1º de outubro de 2003), amplia os direitos dos cidadãos com idade acima dos 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, o Estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade.

CUIDADOS COM....

...ALIMENTAÇÃO – Sempre lavar as mãos antes de pegar qualquer alimento. Oferecer água ao idoso, bem como alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, ferro, cálcio...), e fibras para ajudar no funcionamento do intestino. Oferecer alimentos pastosos e fáceis de engolir, várias vezes ao dia e em pequenas quantidades.

 ...COMUNICAÇÃO – Fique atento aos sinais de perda da audição (aumentar muito o volume da TV, pedir para repetir várias vezes o que se fala...) a fim de evitar o isolamento social do idoso o que poderá levar à depressão.

...MEDICAMENTOS – Sempre conferir o nome do medicamento, a data de validade, dose a ser administrada, nunca administre medicamentos por sua conta.

...HIGIENE – O banho diário é muito importante, proporcionando conforto e bem estar, estimula a circulação, remove a sujeira aderida à pele e evita o cheiro desagradável. Não deixar a pele úmida, secar os pés e entre os dedos, evitando frieiras, micoses.., O idoso que faz uso de fraldas, sempre trocar a fralda realizando uma boa higiene, retirando resíduos de fezes e de urina, deixando ele confortável, e evitando assaduras e feridas de pele.

...PREVENÇÃO DE QUEDAS – Retirar tapetes e móveis deixe caminho livre, não encerar pisos, utilizar iluminação adequada, evite móveis com rodas, cadeiras e camas altas, usar calçados antiderrapantes, não andar descalço. Instalar dispositivos de segurança, facilitando atividades e movimento do idoso, como corrimões, barra no banheiro e tapetes antiderrapantes. Cuidar as escadas e degraus.

OBSERVAR ALTERAÇÕES: de comportamento (isolamento, abandono das atividades que lhe davam prazer...), do pensamento (dificuldade de memória, e diminuição de concentração...), do humor (irritabilidade, perda de esperança...), do padrão do sono ( insônia, ou dormir demais...).

Deixe o idoso manter sua autonomia, executando o autocuidado conforme suas condições, proporcionar momentos de convívio social na família, com amigos e comunidade.

NÃO ESQUEÇA: Mantenha em dia as vacinas (gripe, pneumonia, tétano) no posto de saúde mais próximo de sua casa.

 

Enfª Marta de Jesus (Vice coordenadora)
Enfª Marisol Chama (Coordenadora de Enfermagem)

 
  Mais dicas
Saiba como se prevenir da INFLUENZA A (H1N1)...
Para o bem dos pacientes e o bom funcionamento do hospital é expressam...
Recomendações para reduzir o risco de infecções...
 
Copyright © 2009 - Hospital de Caridade de Santiago - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Index1.