Santiago, 16 de Dezembro de 2017 22 h 15 min °C °C
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Ouvidoria

      É a referência na melhoria de relacionamento do cidadão com o HCS, seja ele paciente, acompanhante, funcionário, prestador de serviço ou voluntário, atuando como facilitador nas relações entre o cidadão e a Gestão, prestando informações precisas, seguras e confiáveis, contribuindo para melhoria dos serviços, face os anseios da sociedade. Seguindo os princípios da ética tais como: garantia de acesso, autonomia, transparência, imparcialidade, integridade e valorização das pessoas.



      A Ouvidoria HCS tem como finalidade aprimorar a prestação de serviços e agilizar a busca da qualidade na detecção de falhas nos processos hospitalares e administrativos, gerando melhorias no atendimento ao paciente e, na outra ponta, satisfazendo também aos funcionários, prestadores de serviços, voluntários e o público de uma forma geral. Na gestão, funciona como ferramenta gerencial e de transformação, promovendo os instrumentos de participação, compartilhamento e transparência.

Público-alvo
       
        Pacientes, acompanhantes, funcionários, prestadores de serviços e voluntários.

Como atua

       A Ouvidoria recebe, analisa e encaminha as reivindicações ou reclamações aos gerentes das unidades a que se referem. Atua sugerindo mudanças de acordo com as solicitações e envia relatórios a Administração, apontando as principais deficiências ou irregularidades, na ótica dos cidadãos. A Ouvidoria Geral também acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém o cidadão informado.

Quando utilizar
     
        O cidadão pode e deve entrar em contato com a Ouvidoria Geral para fazer reclamações, sugestões, críticas e elogios sobre o atendimento do HCS, bem como sobre as relações e o ambiente de trabalho.

      A Ouvidoria tem sua ação durante e no pós-atendimento, ou seja, quando o cidadão-usuário está ou já foi atendido em algum setor do HCS e deseja fazer reclamações, sugestões, críticas e elogios a respeito desse atendimento.

         “O paciente quer e precisa se sentir ouvido, obtendo solução rápida e inteligível”.

A Ouvidoria na Saúde

          Um dos artigos da Constituição de 1988 é a concepção ampla de proteção social à saúde:

        “A  saúde  é  direito  de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.

     A Ouvidoria Hospitalar é uma ferramenta indispensável ao Programa Nacional de Humanização, atuante dentro da gestão participativa e compartilhada. Seu foco estratégico é a satisfação do usuário nos serviços prestados pela instituição. O ouvidor recebe a queixa, vai atrás da causa, verifica as informações e participa da solução do problema junto com os setores envolvidos.

Fale com a Ouvidoria

  • Pessoalmente, na Ouvidoria, no Hospital de Caridade de Santiago.
  • Pelo correio eletrônico (e-mail): ouvidoria@hcsantiago.com.br
  • Telefones: (55) 3251-2770 - ramal 240  
                     (55) 99714-4529 - 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:30h

 

 

 
 
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