Santiago, 16 de Dezembro de 2017 22 h 13 min °C °C
Hospital de Caridade de Santiago
  Página Inicial
  O Hospital
  Informações ao Paciente
  Diagnóstico por Imagem
  Setores
  Centro de Diálise
  Pronto Saúde
  Projeto Humanizar 2017
  Ouvidoria
  Notícias
  Dicas
  Galerias
  Busca
  Contato
Informações


Respondendo sobre a insuficiência renal

O que é o rim e qual a sua função no organismo?

O corpo humano possui dois rins que se localizam nas costas, um de cada lado da coluna vertebral. São órgãos que desempenham funções vitais como:

Filtrar sangue, mantendo alguns elementos e eliminando outros através da urina; estimular a produção de glóbulos vermelhos, evitando a anemia; regular a pressão arterial; formar os ossos durante o crescimento e mantê-los normais.

O que é insuficiência renal?

É a incapacidade de ambos os rins realizarem seu trabalho.

Quais são os sintomas da insuficiência renal?

Os sintomas são fraqueza nas pernas, diminuição do crescimento no caso de crianças, palidez da pele, emagrecimento, vômitos, perda de apetite, cansaço fácil, inchaço e diminuição da urina.

Quando os rins perdem seu funcionamento, todos os produtos tóxicos que deveriam ser eliminados do organismo ficam acumulados no sangue.

Quando modificações da dieta e/ou tratamento medicamentoso não forem suficientes para melhorar a função renal, o tratamento de diálise e/ou transplante renal se farão necessário. São as Terapias Renais Substitutivas (TRS).

Preocupação com a humanização no atendimento

O Centro de Diálise do Hospital de Caridade de Santiago acredita que o estreitamento das relações equipe multidisciplinar - paciente/cliente  na unidade de TRS – Terapia Renal Substitutiva pode ser a chave para a verdadeira humanização do tratamento dialitico. Quando a equipe consegue estabelecer uma maior proximidade com os clientes que necessitam desse tratamento, para a perda da função renal, observa-se mais respeitabilidade e confiança, aumentando-se as chances de adesão ao tratamento proposto e conseqüentemente o sucesso do mesmo.

Mesmo que o cliente-paciente seja o principal responsável pela sua vida, o Centro de Diálise do HCS estará sempre disponível para apoiá-lo através de sua equipe multiprofissional; médico, enfermeiro(a), psicóloga, técnicos de enfermagem, nutricionista, farmacêutica, assistente social, secretária, copeira e higienização. Pessoal especialmente treinado e motivado para esse fim. Além de todos os demais serviços técnicos, administrativos e de apoio da organização hospitalar.

Prevenção das doenças renais

Nos últimos anos, o número de pacientes com insuficiência renal crônica têm crescido assustadoramente em todo o mundo, inclusive no Brasil. Alguns já se referem à doença como a “nova epidemia do século XXI”. O aspecto mais preocupante é que o indivíduo pode ter a doença renal e não apresentar sinais ou sintomas que o alertem para o problema e só vir a descobrir a doença numa fase muito avançada, em que as alterações são irreversíveis. No Brasil, estima-se que mais 2 milhões de pessoas tenham problemas renais, mas 60% não sabem disso.

O diagnóstico precoce dessas alterações cria perspectivas de interrupção ou diminuição da velocidade da perda de função renal. A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou, em novembro 2003, a campanha “Previna-se”, que é uma campanha permanente de prevenção de doença renal. Ela tem por meta principal alertar a população para a necessidade do diagnóstico precoce das doenças dos rins, assim como de outras doenças como diabetes e hipertensão arterial, que podem evoluir para insuficiência renal. O Centro de Diálise do Hospital de Caridade de Santiago participa dessa campanha a nível nacional, como também dá ênfase ao grupo de risco (hipertensos, diabéticos, parentes de pacientes com doença renal crônica, idosos e pacientes com doença vascular) realizando exames de urina e sangue com o objetivo de triagem para a doença renal.

“Retire suas dúvidas! Procure informações com a equipe de Nefrologia do Centro de Diálise do Hospital de Caridade de Santiago”.

 
  Galeria de fotos
+ ver mais  
 
Copyright © 2009 - Hospital de Caridade de Santiago - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Index1.