Santiago, 16 de Dezembro de 2017 22 h 17 min °C °C
Hospital de Caridade de Santiago
  Página Inicial
  O Hospital
  Informações ao Paciente
  Diagnóstico por Imagem
  Setores
  Centro de Diálise
  Pronto Saúde
  Projeto Humanizar 2017
  Ouvidoria
  Notícias
  Dicas
  Galerias
  Busca
  Contato
Psiquiatria


UNIDADE PARA TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SAÚDE MENTAL DO HCS

FINALIDADE: Oferecer tratamento aos pacientes que são dependentes químicos ou que possuem algum tipo de sofrimento psíquico.

PÚBLICO ALVO: Dependentes de álcool e drogas e portadores de doenças mentais.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR:

Médico
Enfermeira
Psicóloga
Educadora Física
Nutricionista
Técnicos de enfermagem

TRATAMENTO

O tratamento oferecido é baseado em um plano terapêutico para cada tipo de caso, dependendo da patologia de cada paciente, tendo como principal objetivo promover saúde mental e a reabilitação do paciente.

O HCS trabalha com a humanização do atendimento aos pacientes, considerando que o termo “humanização” tem sido uma prática utilizada constantemente no âmbito da saúde. Humanizar o atendimento em saúde é assumir uma postura de respeito ao indivíduo, priorizando as necessidades pessoais e sociais dos pacientes.

No período de internação é necessária a participação da família ou responsável do paciente para que, assim que o paciente receber a alta, retorne ao convívio desta e da sociedade com o apoio necessário, recuperando o indivíduo fisicamente e conscientizando para que, após a alta, ele dê continuidade no tratamento através da rede ambulatorial.

Este modelo de tratamento faz parte da Reforma Psiquiátrica, que é algo que há anos vem sendo proposto e ainda está sendo pensado e estruturado no Brasil. Tem como objetivo eliminar a institucionalização, ou seja, evitar ao máximo o abandono por parte da própria família e da sociedade em instituições que limitam a pessoa como sujeito e o transforma incapaz de conviver e contribuir com sociedade. Também tem como meta acabar com o preconceito que existe em relação às doenças mentais e dependência química. Trata-se de uma problemática social, que será superada a partir de um novo olhar e um novo modelo de tratamento psiquiátrico. 

 
 
Copyright © 2009 - Hospital de Caridade de Santiago - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Index1.