O ecodoppler vascular é um exame que utiliza ondas de ultra-som e permite analisar o fluxo de sangue que circula nos vasos sanguíneos (veias e artérias), por isso, também é chamado de ultra-som vascular.

O ecodoppler venoso (das veias) é indicado para diagnóstico de trombose venosa profunda (formação de coágulos nas veias profundas, os quais podem se deslocar em direção à circulação dos pulmões, acarretando um tromboembolismo pulmonar).

O ecodoppler venoso ainda permite avaliar as veias superficiais e as veias perfurantes (estas últimas ligam as veias superficiais com as profundas), avaliando melhor os quadros de insuficiência venosa (varizes dos membros inferiores), os quais podem causar edema e desconforto nas pernas.

O ecodoppler arterial (das artérias) é indicado para diagnosticar e qualificar o processo de aterosclerose (formação de placas de gordura na parede das artérias, causando um estreitamento das mesmas). As principais manifestações de aterosclerose, nas quais, o ecodoppler vascular é utilizado, são: a doença vascular cerebral (ecodoppler de carótidas e artérias vertebrais), doenças da aorta e doença arterial periférica (ecodoppler de artérias renais, mesentéricas e dos membros inferiores). Além da aterosclerose e suas complicações, como a trombose, o ecodoppler vascular arterial também é indicado para diagnosticar outras doenças, como as embolias (deslocamento de coágulos ou vegetações que se desprendem do coração e obstruem as artérias), os aneurismas (dilatações anormais das artérias) e as más formações congênitas.