A visualização através do ultra-som é uma técnica médica usada para reproduzir imagens dos órgãos internos, tecidos, rede vascular e fluxo sanguíneo. Um transdutor transmite ondas sonoras até a área a ser examinada, que reflete essas ondas sonoras. O sistema de ultra-som converte as ondas sonoras refletidas em imagens bidimensionais.
A visualização por ultra-som é utilizada no diagnóstico e no acompanhamento de doenças e em procedimentos cirúrgicos especializados. Algumas aplicações do ultra-som são: exames do abdômen, função renal, pélvico ginecológico, obstetrícia e urologia.
Benefícios do ultra-som:
A visualização do ultra-som é feita ao mesmo tempo em que o exame é realizado. Não havendo necessidade de processamento posterior.
O paciente sofre o mínimo de desconforto, somente a leve pressão do transdutor. Tem um custo compensador e é portátil.
O ultra-som é predominantemente não invasivo, sem irradiação, dispensa a introdução de agulhas (a não ser em certos procedimentos muito especializados como amniocentese, biopsias, etc.)
A anatomia dos órgãos pode ser visualizada e documentada.
O fluxo sanguíneo pode ser avaliado quantitativa e qualitativamente.
Como o exame de ultra-som é utilizado na gravidez:
Durante o primeiro trimestre – a partir de 7 a 8 semanas – já é possível visualizar o embrião e atestar sua vitalidade. O mais indicado nessa fase é o exame via transvaginal. Durante o segundo trimestre da gravidez, seu período intermediário, uma pesquisa anatômica do feto é realizada a cada aspecto da anatomia fetal é examinado ou medido e documentado. No terceiro trimestre temos uma visão clara da anatomia (face, órgãos internos, coração, etc) que auxiliam decisões sobre os procedimentos durante o parto.
O que acontece ao paciente após o exame:
Após o exame de ultra-som pouca coisa acontece. Não há efeitos colaterais conhecidos da aplicação de ultra-som. Um laudo é elaborado sobre os dados das imagens de ultra-som e arquivado.
Dicas para o paciente:
• Vista uma roupa confortável;
• Crianças pequenas no local de exames podem atrapalhar;
• Siga todas as instruções dadas pelo médico;
• Evite comer ou ingerir bebidas com gás antes dos exames abdominais porque isto provoca gases.